A forma como as pessoas armazenam o dinheiro agora é como armazenam o ouro e o BTC

Todos estão tão preocupados com a inflação que ultimamente começamos a recorrer às antigas formas de manter o dinheiro preso entre um colchão, só que desta vez, não é o dinheiro que tem sido o objecto do afecto de todos. Em vez disso, todos procuram abastecer-se de bitcoin e ouro tanto quanto podem.

O ouro e o bitcoin estão a ganhar terreno…

Richard Hodges de Londres diz que se tem preparado para momentos como estes há muitos anos. Ele comprou sua primeira barra de ouro física no ano de 2009 e tem estocado desde então. Ele atualmente armazena todos os bens que comprou ao longo dos anos em seu porão. Como muitos americanos e cidadãos do Reino Unido, ele é relativamente crítico em relação às medidas de estímulo, afirmando que o dinheiro de estímulo é uma ótima maneira de manipular potencialmente os preços tanto do dinheiro quanto de outros ativos.

Entretanto, ele está confiante de que esses ativos físicos podem potencialmente reter seu valor por muitos anos, enquanto o dinheiro em espécie é sempre vulnerável à inflação e pode potencialmente cair para níveis sem precedentes se os reguladores financeiros e os bancos centrais não forem cuidadosos.

Descrevendo suas táticas de acumulação de ouro, ele declarou em uma entrevista:

Eu até empilhei estas pequenas barras como fazem nos filmes

Na sua maioria, a inflação não tem sido um grande problema nos últimos dez anos. Apesar da Grande Recessão de 2008 e 2009 e da pandemia do coronavírus sacudindo as coisas para a maioria dos cidadãos comuns, parece que as moedas fiat em nações estáveis como os Estados Unidos e o Reino Unido conseguiram manter suas posições na escada financeira.

Apesar destas circunstâncias relativamente positivas, ainda há muitas pessoas que estão presas num estado de espírito medroso ou negativo e que se preparam para um desastre que ainda não mostrou a sua face. As ações globais conseguiram devolver mais de 150 por cento aos seus investidores originais, muitos dos quais também usufruíram de dividendos, e o ouro subiu cerca de 60 por cento ao longo da última década.

Agora, o metal precioso está vendo um aumento na demanda, tendo recentemente ultrapassado temporariamente a marca dos 2.000 dólares quando as coisas saíram do controle. No momento em que escrevemos, uma onça de ouro caiu para cerca de US$1.920. Ainda assim, Nikhil Chandra – diretor de investimentos de ativos reais da Aviva Investors – explicou que as pessoas ainda não devem se estabelecer, e alertou:

Uma taxa de inflação de 3% dificilmente é hiperinflação, mas 3% de inflação por ano pode corroer a sua riqueza pela metade em menos de 25 anos. Qualquer um seria pressionado a dizer que a inflação está morta.

Armazenamento Faz as Pessoas Sentirem-se Seguras

Michael Novogratz – fundador da Galaxy Investment Partners – discutiu que, durante o presente, tanto o bitcoin como o ouro atraem a maioria das pessoas como formas de dissipar a incerteza em relação às suas finanças:

Ouro, bitcoin – ambos, penso eu, são protecções apenas contra esta incerteza que anda por aí.